Quantas vezes por semana você deve lavar os cabelos?

Postado por admin 29/03/2017 0 Comentários Novidades,Dicas,

Com qual frequência você costuma lavar seus cabelos? Todos os dias, dia sim, dia não, três vezes por semana?

É bem possível que você já tenha ouvido vários conselhos sobre qual é a frequência ideal para lavar seus fios.

Algumas pessoas defendem que se deve lavar todos os dias para remover o excesso de óleo, enquanto outras dizem que esse hábito pode até mesmo estragar o cabelo, favorecendo o surgimento de fungos no couro cabeludo.

Você já deve inclusive ter ouvido falar sobre as técnicas no poo e técnicas low poo, que recomendam o uso de nenhum ou de pouco shampoo, geralmente indicadas para quem tem cabelos cacheados. Mas será que elas funcionariam para você?

Por que lavamos o cabelo com shampoo?

De forma resumida, lavamos o cabelo com shampoo porque queremos remover sujidades como resíduos de poluição, suor e excesso de óleo. Esse produto nada mais é do que um produto com ação detergente, ou seja, capaz de remover tanto moléculas solúveis em água quanto as não solúveis, como as do sebo natural produzido pelo couro cabeludo.

Isso significa que, se usado em excesso, o shampoo até pode deixar seu cabelo muito limpo, sem resíduos de poeira, partículas de fumaça, sais minerais derivados do suor e oleosidade. Porém, isso não é necessariamente uma boa ideia.

Isso porque a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo ajuda a manter nossos fios protegidos e hidratados. Dessa forma, se todo o óleo for removido, o cabelo vai acabar ficando ressecado e quebradiço.

É errado usar shampoo todos os dias, é isso mesmo?

A resposta para essa pergunta é que depende. Se o seu cabelo é muito oleoso ou se você faz exercícios diariamente e sua muito, usar shampoo diariamente pode sim ser uma boa ideia.

E não se preocupe: aquela história de que lavar o cabelo faz a raiz do cabelo apodrecer não passa de mito. Ficar com os fios molhados por algumas horas não vai contribuir para o surgimento de fungos – mas uma higiene inadequada e baixa imunidade podem sim favorecer esse problema.

Algumas vezes, as pessoas imaginam que a caspa é sinal de couro cabeludo ressecado e evitam lavar o cabelo com shampoo, mas isso não é verdade. Em geral, essa descamação diminui conforme a frequência de lavagens dos fios aumenta.

Por outro lado, quem tem o cabelo normal ou mesmo com tendência para o seco pode passar mais tempo sem lavar as madeixas. Em geral, pessoas com o cabelo cacheado podem ficar alguns dias sem lavar sem maiores problemas.

Já o cabelo visivelmente oleoso, o couro cabeludo coçando e a presença de descamação são sinais de que está na hora de lavar o cabelo com shampoo.

Como a frequência ideal de lavagens varia conforme o tipo de cabelo de cada pessoa, é difícil estabelecer uma regra. Em geral, a maior parte das pessoas costuma se sentir bem lavando o cabelo dia sim, dia não, ou a cada dois ou três dias.

 

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/quantas-vezes-lavar-cabelo/

Deixe um Comentário